REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Governo Regional Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura

Notícias da SRETC

ROBERTO SANTA CLARA É O NOVO DIRETOR EXECUTIVO DA APM

No decorrer da primeira reunião da Associação de Promoção da Madeira, depois das mudanças resultantes da tomada de posse do atual Governo Regional, a Direção da referida Associação decidiu nomear Roberto Santa Clara para o cargo de Diretor Executivo, funções que deverá iniciar ainda durante este mês.

Na ocasião, a Direção manifestou a sua maior satisfação por esta contratação, reconhecendo, ao novo Diretor Executivo, todo o mérito e profissionalismo e, também, o conhecimento necessário para desenvolver o projeto a que se compromete. 

Ainda que tendo estado nos últimos tempos em Lisboa, ao serviço da ANA – Aeroportos de Portugal, Roberto Santa Clara já desempenhou funções nesta Associação, sendo, por isso mesmo, profundo conhecedor da realidade da mesma.

Roberto Santa Clara substitui Kátia Carvalho, atual Diretora Regional do Turismo, que cessou funções nesta Associação, no passado dia 6 de Março. A sua substituição foi assegurada, interinamente e até agora, por Ricardo Vieira, também funcionário da AP-Madeira.

Desta nomeação, os Associados poderão esperar o maior empenho e dedicação na concretização da estratégia de promoção do destino que se pretende levar a cabo. 

 

RESUMO PROFISSIONAL

 

Com cerca de 20 anos de experiência profissional, o percurso de Roberto Santa Clara tem passado pela gestão de empresas e de negócios em organizações de grande dimensão e líderes de mercado, em ambiente de serviços e industrial, mais concretamente no sector do turismo e viagens, nos ramos aeroportuário e de transporte e, ainda, na área do grande consumo.

Ao longo da sua carreira, aperfeiçoou o seu saber no desenvolvimento de negócios, no marketing e vendas, na comunicação, no lançamento de novos produtos e na gestão de marcas (branding). As suas áreas de domínio incluem as operações, infraestruturas, manutenção, finanças, recursos humanos.

Licenciado em Marketing e Publicidade, frequentou uma licenciatura em Gestão de Empresas e possui mais de 500 horas de formação profissional complementar.

Da sua vasta experiência profissional, destacam-se os seguintes cargos que desempenhou, com o maior empenho, profissionalismo e rigor:

  • Diretor Adjunto (2014 – ) | Aeroporto de Lisboa (Grupo ANA)
  • Diretor Adjunto (Mar.2009 – Mar. 2014) | Aeroportos da Madeira (ANAM) (Grupo ANA)
  • Vogal da Comissão Diretiva (Mar.2004 – Fev. 2009) | Aeroportos da Madeira (ANAM) (Grupo ANA)
  • Diretor de Marketing (Out.1999 – Mar.2004) | Empresa de Cervejas da Madeira, Lda. (Grupo ECM)
  • Brand Manager (marcas ECM) (Dez.1997 – Set.1999) | Difel – Distribuidora de Cervejas e Refrigerantes do Funchal, Lda. (Grupo ECM).

Foi ainda Formador de Marketing e Publicidade (Abr.1998 – Jun.1999), na Escola Profissional Cristóvão Colombo e Consultor de Marketing Estratégico (Dez.2000).

Ainda no decorrer do seu percurso profissional, importa aqui sublinhar que Roberto Santa Clara participou em vários grupos de trabalho e comités executivos, nas áreas do turismo e dos transportes, tendo sido vogal da Direção da Associação de Promoção da Madeira, que agora dirige enquanto Diretor Executivo, entre Março de 2007 e Fevereiro de 2010.