REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Governo Regional Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura

Notícias da SRETC

MUSEUS DA MADEIRA DE "PORTAS ABERTAS"

A Casa-Museu Frederico de Freitas e o Museu Quinta das Cruzes, espaços tutelados pela Região, associaram-se à iniciativa “Portas Abertas” da Semana Acesso Cultura que se assinala em todo o país entre os dias 15 e 21 de Junho.

Sob o desafio da exploração da luz como elemento fundamental tanto em contexto museológico, como no âmbito das artes performativas, os dois museus programaram iniciativas que fazem parte da calendarização nacional de eventos.

A Casa-Museu Frederico de Freitas promove no dia 18 de Junho, pelas 11 horas, e no dia 19 de Junho, às 17 horas, a atividade “Visibilidades – objetivos de uma exposição temporária”, visita temática de uma hora que explora o contexto da mostra “As Crianças da Casa da Calçada”, revelando o que se pretende trazer à luz (pretextos para destacar peças, induzir novas formas de olhar, efeitos de luz e sombra, entre outros aspetos).

No Museu Quinta das Cruzes está prevista, no dia 17 de Junho pelas 15h30, uma visita temática sob o tema “Conservar: a mais complexa de todas as funções museológicas”. Nesta atividade será revelado como preservar bens de natureza museológica exige um trabalho atento, diário, por forma a evitar ou contrariar os inúmeros fatores de risco e/ou degradação física dos objetos, entre os quais a Luz.

Na Madeira, além destes dois museus tutelados pela DRAC, o Palácio de São Lourenço, a Estação de Biologia Marinha e o Teatro Municipal Baltazar Dias também vão realizar atividades no âmbito das “Portas Abertas”.

Refira-se que estas iniciativas surgem por ocasião do segundo aniversário da Acesso Cultura, com o objetivo de envolver as organizações culturais e o público numa reflexão em torno do que é acessibilidade e criar uma maior consciência em relação à missão e objetivos daquela entidade.

A Acesso Cultura é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a melhoria das condições de acesso (físico, social e intelectual) aos espaços culturais e oferta cultural em Portugal e no estrangeiro.